Entrar

Medição e Verificação

Ao elaborar um Plano de Medição e Verificação para uma edificação são considerados procedimentos reconhecidos internacionalmente, para permitir ao proprietário, às empresas de serviços de energia (ESCOs) e agências financiadoras dos projetos, quantificarem as medidas de conservação de energia incorporadas à edificação e a correspondente economia obtida.

A metodologia adotada para a elaboração de um Plano de Medição e Verificação inclui a coleta de informações referentes à operação e ao consumo de energia de modo sistemático, de maneira a apresentar níveis adequados de confiabilidade nos resultados obtidos. Com isso é possível identificar aspectos críticos e incrementar os níveis de eficiência; apresentar informações precisas para a elaboração de relatórios de emissões; e reduzir o custo do financiamento de projetos, devido à maior acuidade das previsões envolvendo a eficiência energética de uma nova edificação.

Além disso, permite a elaboração de um benchmarking que forneça subsídios para projetos mais eficientes e a redução dos riscos associados às previsões de consumo, e eficiência nas etapas de planejamento e projeto.

Entre as vantagens da implantação de um Plano de Medição e Verificação, estão:

  1. Aumentar a precisão, confiabilidade e eficiência das medidas de conservação de energia adotadas para a edificação;
  2. Apresentar informações que permitam quantificar as reduções das emissões e melhorias obtidas relacionadas à qualidade ambiental;
  3. Determinar uma metodologia para negociar os termos contratuais que assegurem a eficiência energética do projeto atingida, ou a superação de metas e a correspondente economia financeira.

 

 

 

Agência Digital | Toyacom

Copyright ©2012 OTEC. Todos os direitos reservados.