Entrar

Case General Motors - Joinville

A General Motors do Brasil decidiu, no início da fase de planejamento do projeto do seu novo complexo industrial em Joinville, no estado de Santa Catarina, buscar a certificação LEED.

Este projeto estabelece metas e planos de ação em quatro frentes principais: indicadores ambientais (materiais, água, energia, biodiversidade, emissões, transporte); produto ( a saúde do cliente e segurança, rotulagem, comunicação e marketing); responsabilidade social (comunidades, políticas públicas ), e indicadores de desempenho humano (práticas de investimento e processo de compras, trabalho infantil, não-discriminação, práticas de segurança).

O projeto do complexo industrial de Joinville foi concebido de modo a não perturbar o seu entorno, desenvolvendo à sua implantação, preservando os habitats naturais circundantes locais.

Outro desafio atendido por este empreendimento era encontrar uma maneira de integrar todas as equipes de projeto em uma máxima sinergia. O processo de certificação exigiu que uma grande quantidade de informações fosse compartilhada entre as equipes envolvidas, promovendo uma coordenação integrada, de modo a atingir as metas estabelecidas. Esta condição estimulou a integração entre as diferentes equipes e disciplinas envolvidos no projeto, de modo a otimizar as soluções e a possibilitar uma melhor compreensão dos impactos de suas decisões.

O uso eficiente de energia, também se revelou um desafio complexo. Para atender a essa questão, o processo de comissionamento teve que ser estendido para um nível geralmente não contemplado pelas normas brasileiras. Os resultados gerais desse processo envolveram a melhoria da homologação de equipamentos e sistemas associados, como uma qualidade de documentação operacional.

Destacam-se algumas outras as ações que foram contempladas para atender as diretrizes estabelecidas, tais como: instalação de bicicletário; demarcação de vagas exclusivas para veículos flex e acessibilidade ao transporte coletivo; uso de materiais locais, de madeira certificada e de materiais reciclados; reciclagem de materiais e resíduos, compostagem de resíduos de alimentos; proteção de taludes e plantio de 720 árvores nativas; uso eficiente da água, por meio de torneiras e descargas de baixo fluxo e com sensor ou temporizador, bem como o reuso de água pluvial de efluentes sanitários; Eficiência energética por meio de motores de alta eficiência, iluminação natural com dimerização e lâmpadas de alto rendimento, iluminação externa com LED e materiais de baixa absorção de calor.

Todos estes esforços e realizações promovidas pela GM, com a consultoria da OTEC, foram consolidados na sua nova unidade industrial de Joinville, permitindo ao empreendimento a obtenção da Certificação LEED para Novas Construções (NC) - Nível Gold.

Agência Digital | Toyacom

Copyright ©2012 OTEC. Todos os direitos reservados.